Cento e cinquenta mulheres dos municípios de Saurimo, Cassengo e Muangueji (Lunda-Sul) absorvem, neste domingo, técnicas de corte e costura, bem como fabrico de sabão artesanal, no quadro do empoderamento da mulher, numa iniciativa da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA).
A formação agrega mulheres de vários extractos sociais e enquadra-se nas comemorações do 141.º aniversário da igreja, que também privilegia, no seu programa, aulas de alfabetização para mais de 100 mulheres.
Em declarações à imprensa, no quadro das festas, o secretário provincial da IEIA, Mário Luciano, disse que o projecto continuará a beneficiar mais mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a sua autonomia financeira e contribuindo para a melhoria das suas condições de vida.
Sublinhou que a iniciativa integra o programa de acção social da igreja, que pretende promover a inclusão social, o empoderamento feminino e a geração de renda nas comunidades.
As comemorações do 141.º aniversário da IEIA reúnem em Saurimo mais de mil fiéis provenientes de todas as 21 províncias do país. Constam do programa das celebrações actividades sociais, entre as quais doação de sangue, feira de saúde e entrega de bens de primeira necessidade a instituições de caridade.
A IEIA foi fundada em 1884 e é representada pelo secretário-geral, pastor Isaias Chicola, estando implantada nas províncias de Benguela, Huíla, Malanje, Luanda, Cuanza-Sul, Cunene, Namibe, Huambo, Moxico, Cabinda, Lunda-Norte e Bié