Existente desde 1883, a Missão Católica Vila da Ponte Nossa Senhora da Assunção, localizada no município do Cuvango, representa um papel fundamental na história de Angola e da Huíla, propriamente no município da Huíla. Entretanto, longos anos após o erguer da estrutura, o templo é responsável pela formação de crianças e adolescentes no âmbito reli-gioso e comportamental
À entrada do templo erguido sob a estrutura forte de tijolos, o ambiente era de júbilo, com cantos entoados por rapazes e raparigas, de forma uníssona, como forma de recepção aos convidados, que eram, na realidade, curiosos turistas.
Aliados aos louvores com mensagens de amor, o semblante humilde dos pequenos satisfazia os indivíduos que vinham do outro lado do planeta e viam nas crianças a esperança resumida num sorriso.
O canto era apenas uma das muitas lições que as crianças recebem como aprendizado diariamente, cada uma com o seu sonho e a sua aspiração, uns por vontade dos pais e outros pelo sonho do sacerdócio. Chamou-nos à atenção, no meio das dezenas de rotos inocentes, o ar proactivo de Mateus Abílio, um adolescente de 18 anos, com o sonho de ser padre.
Leia mais em