No âmbito da implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial, a Unidade de Implementação do Projeto (UIP), afecta ao Ministério da Saúde de Angola (MINSA), realizou uma missão estratégica em Lisboa com o objectivo de reforçar a aposta nacional na telemedicina e na formação à distância dos quadros do sector da saúde
A missão inscreve- se nos objectivos do PFRHS, que visa fortalecer a capacidade técnica dos profissionais de saúde, promovendo um sistema nacional mais resiliente, inclusivo e centrado no utente, com base na inovação tecnológica e na cooperação com centros de excelência internacionais.
No dia 21 de Julho, a delegação da UIP participou numa reunião técnica com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), com foco na consolidação do algoritmo operacional da Telemedicina e do Mobile Health (mHealth) a ser implementado em Angola. A missão teve como objectivo preparar a próxima etapa do projecto, que culminará com a realização de um evento oficial sobre telemedicina em Luanda, agendado para agosto de 2025.
Nessa ocasião, será feita a apresentação pública da Estratégia Nacional de Telemedicina, com a presença de instituições parceiras, autoridades nacionais e internacionais, e representantes do sector da saúde. Este evento será também o ponto de partida para a construção de um quadro legal e institucional robusto, que permita regulamentar a prática da Telemedicina em Angola, garantindo segurança jurídica, padronização tecnológica e sustentabilidade operacional.