O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Lopes Ferreira, iniciou, hoje, na cidade do Lubango, uma jornada de trabalho, com vista a avaliar o funcionamento das universidades e institutos superiores públicos e privados que operam na província da Huíla
Nas primeiras horas de hoje, Alano Lopes Ferreira manteve um encontro de cortesia com o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, de quem recebeu informações sobre o estado do ensino superior e o seu papel na resolução dos diversos problemas sociais que afligem a sociedade.
Já o ministro disse que o órgão que dirige tem noção das tarefas que lhes são inerentes, sobretudo a responsabilidade de melhorar a oferta formativa em todo o território nacional, com vista a diversificação da economia.
“Temos também um outro desafio, que é o Programa Angola Capital Humano, 2023/2027, que já está em curso e que se sobrepõem também ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023/2027. Significa que já começamos uma das grandes perspectivas deste programa, que é justamente o alinhamento da oferta formativa para as exigências do mercado de trabalho. Isso também nos obriga a alinhar as fileiras de formação do ensino superior com a formação no ensino geral”, apontou.
Em actualização…
Por: João Katombela, na Huíla