O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, destacou, na tarde desta quarta-feira, na província do Bié, os esforços que o Executivo angolano tem feito em prol do fomento da produção de alimentos no país, criando políticas que incentivem os produtores locais e que garantam impulso para o sector em Angola.
Ao proceder ao discurso de abertura da Expo-Bié 2025, que decorre de 16 a 26 de julho, na cidade do Cuito, o governante sublinhou que essas iniciativas estão centradas na melhoria do desempenho das caixas comunitárias, das escolas de campo, a recuperação ou alargamento de canais de irrigação, bem como a mecanização agrícola ligeira.
Durante o discurso, José de Lima Massano enalteceu, igualmente, o reforço de 40 mil milhões de kwanzas concedidos pelo Banco Mundial ao Fundo de Garantias de Crédito, para cobrir projectos ligados às cadeias logísticas e de produção que estão a ser estruturados ao longo do Corredor do Lobito.
Segundo o ministro, é de interesse do Executivo que as comunidades agrícolas tenham pequenas indústrias junto das zonas de produção, para que os produtos sejam processados, conservados e embalados dentro do território nacional, por formas a criar mais oportunidades e empregos para as famílias.
Está também confirmado, acrescentou, um investimento nas tecnologias de comunicação rurais, para que o acesso à informação seja mais facilitado, de modo a alcançar um maior número de cidadãos com novas técnicas e práticas agropecuárias.