O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, realizou, nesta segunda-feira,9, uma visita de trabalho ao município do Soyo, província do Zaire, onde avaliou a Central de Ciclo Combinado do Soyo e o Sistema de Abastecimento de Água local.
De acordo com uma nota de imprensa a que OPAIS teve acesso, no município do Nzeto, foi visitada a captação de água, para avaliação do estado técnico da infraestrutura. A visita contou com o acompanhamento do governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho e de responsáveis do sector.
A Central de Ciclo Combinado do Soyo, inaugurada em 2017 e em operação comercial desde 2018, está instalada numa área de 18 hectares. A infraestrutura dispõe de uma potência de 750 MW, dividida em 3 turbinas, sendo duas a gás e uma a vapor e assume um papel estratégico no fornecimento de energia à rede pública nacional e na estabilidade do sistema eléctrico. Na sua operação, utiliza gás natural como combustível principal, com possibilidade de operação a combustível líquido e integra sistemas próprios de tratamento e controlo da qualidade da água e dos equipamentos.
No domínio das águas, o ministro constatou “in loco” o Sistema de Abastecimento de Água do Soyo, sob coordenação do governo local, estando a infraestrutura na fase final de testes e comissionamento. No entanto, a mesma já se encontra a distribuir água às populações.
Este sistema de abastecimento de água sofreu obras de reabilitação, tendo, entre outros aspectos, reabilitado os edifícios e aplicado equipamentos novos e mais modernos, bem como reparado equipamentos essenciais ao seu funcionamento.
A agenda do ministro prossegue nesta terça-feira, 10, , no município do Nzeto, com a avaliação do sistema de abastecimento de água local e uma visita à Fazenda Girassol, no âmbito do projecto de electrificação em curso.









