A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, anunciou, hoje, em Luanda, a construção de mais duas unidades do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), na Centralidade do Kilamba, em Luanda e na província do Bié.
Segundo a ministra, apesar de o país estar a viver um momento economicamente difil, devido a escassez de recursos, ainda assim, o Executivo, por via do Presidente da República, João Lourenço, já autorizou a construção destas duas unidades da rede SIAC, com vista a atender às necessidades e aproximar cada vez mais os serviços aos cidadãos.
Teresa Rodrigues Dias, que falava na abertura das Jornadas Comemorativas em alusão ao 18.° Aniversário do SIAC, anunciou que até finais de 2026, o país vai poder contar com duas unidades, que vão ajudar os cidadãos a resolver os problemas que enfrentam ao tratar documentos ou outros serviços, assim como deixar de percorrer longas distâncias.
A governante explicou que os procedimentos para o início da construção das duas unidades já estão na recta final e dentro em breve, far-se-à ao lançamento da primeira pedra e o arranque das obras.
Por outro lado, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, avançou a necessidade da formação contínua dos funcionários da rede SIAC, para melhor servirem os cidadãos.
Teresa Rodrigues Dias fez saber, também, que, apesar do momento de poucos recursos, há, igualmente, uma preocupação com a modernização dos equipamentos, sendo que, muitos deles, têm já algum tempo de vida útil e carecem de substituição.
“É uma preocupação que consta da agenda das necessidades e que poderá ser resolvida para melhor servir os cidadãos”, garantiu a ministra.
Teresa Rodrigues Dias apelou, também, o espírito de coesão e unidade entre os profissionais e os responsáveis da rede SIAC, de forma, a tornar o espaço num ambiente saudável, que tenha como propósito único a satisfação dos seus utentes.
SIACA já atendeu mais de 42 milhões de cidadãos
Durante a apresentação dos 18 anos de existência da rede SIAC, o director-geral, Elvino Carvalheda, anunciou que já foram atendidos 42.538.797 cidadãos.
O director-geral garantiu que a rede SIAC continua a ser um espaço privilegiado dos cidadãos no que concerne ao tratamento de documentos diz respeito.
O responsável reiterou, igualmente, a aposta na formação de quadros e na modernização da rede em todo o país, como um dos grandes desafios para os próximos tempos.
Em actualização…