Mais de 90 profissionais angolanos da área da saúde vão beneficiar, nos próximos dias, de formação especializada no Brasil, no âmbito da cooperação entre o Governo da República de Angola e o Governo da República Federativa do Brasil.
A iniciativa enquadra-se no Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), implementado pelo Ministério da Saúde (MINSA), que informou que, das 1.271 vagas disponibilizadas por instituições formativas brasileiras em Outubro de 2025, foram aprovados e aceites 800 profissionais do Serviço Nacional de Saúde, oriundos de todas as províncias do país e de diversas especialidades.
Segundo o MINSA, deste universo de aprovados, 27 profissionais já partiram para o Brasil entre os dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, encontrando-se actualmente em formação. A estes juntam-se agora mais 90 profissionais bolseiros, que serão acolhidos oficialmente esta Terça-feira, 3 de Fevereiro, antes da sua partida para o Brasil ao longo da presente semana.
A formação decorre de parcerias estabelecidas entre o MINSA/PFRHS e instituições brasileiras de reconhecida excelência, com destaque para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no quadro de um protocolo de cooperação internacional financiado pelo Banco Mundial.
O programa de formação prevê capacitar cerca de 38 mil profissionais de saúde até 2028. De acordo com o MINSA, 80% da formação será realizada em território nacional e apenas 20% no exterior, estratégia que visa garantir a sustentabilidade do processo e um impacto estrutural duradouro no Sistema Nacional de Saúde.









