O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, reiterou, esta quinta-feira, no Huambo, o foco do Departamento Ministerial na garantia da qualidade da formação do capital humano nas universidades públicas e privadas.
Em declarações à imprensa, no final da visita de trabalho de quatro dias nas instituições públicas e privadas do ensino superior desta região do país, disse que os gestores locais do sector, com uma avaliação positiva, estão a mobilizar os recursos necessários para estarem dentro dos padrões exigidos.
Salientou que o país hoje está numa fase em que deve garantir a qualidade da formação dos profissionais que estão a ser graduados nas instituições locais do ensino superior.
Na segunda e terça-feira, o responsável visitou o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huambo), que está em processo de melhoria dos seus cursos, depois de uma avaliação não satisfatória pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).
Já na quarta-feira, trabalhou na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), onde constatou os cursos de Saúde não acreditados pelo INAAREES, numa altura em que, fruto das medidas implementadas, já foi solicitada uma avaliação extraordinária, para matricular novos estudantes no próximo ano académico.
Reuniu-se no mesmo dia com os gestores das instituições privadas do ensino superior nesta província, ouviu as principais preocupações e deixou algumas orientações de trabalho para a melhoria do desempenho, em conformidade com a legislação vigente no sector.
Refira-se que a província do Huambo conta com a UJES, que tem sob a sua tutela as faculdades de Ciências Agrárias, de Economia, de Direito, de Medicina, de Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico, para o ISCED-Huambo.
No domínio privado, conta com os institutos superiores politécnicos ISUPEkuikui II, Sol Nascente, Lusíada, Católico e da Caála, para além da Escola Superior Técnica de Saúde.