O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou, nesta quinta-feira, que vai encerrar o mercado da “Mabunda”, no município da Samba, para trabalhos de limpeza no âmbito do combate à cólera
Segundo o GPL, a medida visa conter o avanço da cólera, que tem apresentado um aumento significativo de casos na região, devido às precárias condições higiénico-sanitárias do local.
A decisão foi tomada por um grupo técnico multissectorial, liderado pelo vice-governador para o sector económico, Jorge Miguêns Augusto, pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa e pelo Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha Cândido dos Santos.
A medida, justifica o GPL, foi tomada após uma avaliação sanitária que detectou um alto risco de transmissão da doença no mercado, exigindo uma acção imediata para proteger a saúde pública.
Durante o período de encerramento, o mercado passará por uma requalificação completa, com a implementação de melhorias nas instalações e a criação de condições adequadas para o funcionamento regular.
As vendedoras serão temporariamente deslocadas para outros mercados da região e novos pontos de carga e descarga de pescado serão anunciados para os armadores da pesca artesanal.