Jovens médicos e técnicos angolanos, oriundos das especialidades mais relevantes do panorama clínico nacional, estão a liderar as acções de capacitação promovidas no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola
Aformação, segundo uma nota que chegou ao jornal OPAÍS, é coordenada pelo gestor e coordenador do projecto, Job Jama António, aprovado por Sua Excelência, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, e financiado pelo Banco Mundial.
É o primeiro projecto do género em Angola totalmente dedicado à qualificação dos quadros do sector da saúde, com o objectivo de garantir uma cobertura mais eficaz, segura e acessível à população.
A primeira etapa da formação técnica destina-se à utilização segura e eficiente de equipamentos médicos de última geração, adquiridos no âmbito de uma parceria estratégica com a Siemens Healthineers.
As formações visam reforçar a capacidade de resposta do sistema público de saúde, contribuindo para a redução de desigualdades no acesso aos cuidados médicos.
Cobre ainda o manuseio de equipamentos médicos avançados já instalados em várias unidades hospitalares do país, nomeadamente, tomografia computadorizada, raio-X, ressonância magnética, angiografia, ultrassons, imagiologia molecular.
As sessões decorrem no Centro de Formação do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda; Hospital Geral de Cacuaco, Heróis de Kifangondo; Hospital Geral de Viana, Bispo Emílio de Carvalho e unidades localizadas nas províncias de Icolo e Bengo.
Este esforço, diz o documento, está alinhado com a visão da Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que, através de um Memorando de Entendimento assinado com a Siemens a 1 de novembro de 2024, orientou a capacitação de quadros técnicos, com destaque para jovens médicos e técnicos de diagnóstico, nas tecnologias mais avançadas do sector.
Sob a coordenação do Dr. Djamel Kitumba, especialista da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), a formação envolve médicos especialistas, técnicos superiores, jovens recém-formados, que adoptam um modelo de capacitação que reafirma o compromisso de Angola com a valorização do seu capital humano e a liderança jovem na implementação de tecnologias médicas inovadoras. Iniciada a 16 de Junho de 2025, a primeira fase tem conclusão prevista para o mês de Julho/ Agosto.
Nesta etapa, foram realizados dois módulos de formação em simultâneo, envolvendo 34 profissionais de saúde, distribuídos da seguinte forma: tomografia computorizada (20) técnicos de radiologia e angiografia (14 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico).
Para finalizar, a nota explica que esta formação impacta significativamente no Sistema Nacional de Saúde promovendo a modernização das práticas clínicas; o aumento da eficiência hospitalar e a valorização dos profissionais angolanos.
Obras nas novas instalações do MINSA e no Hospital Geral Pedalé A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, realizou no último sábado, uma visita as duas obras estruturantes do sector, as futuras instalações do Ministério da Saúde e o novo Hospital Geral do Pedalé, em Luanda.
Durante a visita ao edifício que acolherá, num futuro próximo, os serviços centrais do Ministério, a ministra constatou avanços significativos na execução da obra. Esta infra- estrutura moderna permitirá melhores condições de trabalho para os profissionais do Ministério e marca um passo importante na modernização e dignificação dos serviços administrativos e técnicos do Sector da Saúde.
A governante manifestou satisfação particular com o progresso registado nos espaços reservados à Unidade de Implementação Técnica (UIP), responsável pela execução dos programas financiados pelo Banco Mundial.
Entre eles, destaca-se o plano estratégico de formação de 38.000 quadros da saúde nas mais diversas especialidades, iniciativa que visa reforçar a capacidade técnica e operacional do sistema de saúde angolano.
Na segunda parte da jornada, a ministra visitou as obras do novo Hospital Geral do Pedalé, onde foi informada de que a execução física do projecto se encontra num ritmo satisfatório. O comissionamento das redes técnicas já está em curso, e vários sistemas estruturais encontram-se em fase avançada de instalação.