Duzentos e treze profissionais licenciados em Análises Clínicas, pertencentes à carreira de técnicos de diagnósticos e terapêutica, afectos ao Ministério da Saúde, foram admitidos para participar numa formação de pós-graduação na área de Bioquímica Clínica e Hematologia, a ser realizada no Hospital Geral do Cunene – General Simione Mucune.
A formação promovida pelo MINSA, através do Programa de Formação em Recursos Humanos em Saúde, executado pela Unidade de implementação do Projecto (UIP), em parceria com o Instituto Superior Politécnico da Caála (ISP-Caála), visa dotar os profissionais para responder aos actuais desafios do diagnóstico clínico, da medicina laboratorial e do apoio à decisão médica.
De acordo com um comunicado de imprensa enviada à redacção deste diário, as actividades lectivas, que marcam o início efectivo do ano académico desta especialidade, arrancaram nesta terça-feira, 06 de Janeiro de 2026.
Entretanto, a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo da referida formação está agendada para o dia 23 deste mês, nas instalações daquela unidade hospitalar da província do Cunene, e contará com a presença de representantes do MINSA, do ISP-Caála, autoridades provinciais e responsáveis do sector da saúde.
O Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos do Sector da Saúde é uma iniciativa do Executivo angolano, sob a coordenação do Ministério de tutela, que tem como foco o reforço das competências técnicas, científicas e profissionais dos quadros nacionais, com 80% de formações dentro e 20% fora do país.








