O Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda informou, nesta segunda-feira, que nas últimas 72horas, no período correspondente a 21 e 23 de março, deteve 242 cidadãos suspeitos de crimes diversos, além de ter apreendido em posse dos marginais mais de 10 armas de fogo de diferentes calibres
De acordo com o porta-voz da corporação em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, as acções policiais resultaram na recuperação de utensílios domésticos e bens eletrónicos, além da detenção de 128 indivíduos em flagrante delito, 70 em sequência investigativa e 43 por crimes rodoviários.
No combate aos crimes violentos, a polícia esclareceu 123 casos, com 94 detenções em flagrante delito e 29 por cumprimento de mandados. Os detidos têm idades entre 16 e 60 anos.
No que diz respeito à segurança rodoviária, foram registados 17 acidentes de viação, causados principalmente por excesso de velocidade e falta de precaução, resultando em 4 mortes e 17 feridos.
Os danos materiais foram avaliados em mais de 3 milhões de kwanzas, e 395 automobilistas foram multados por infrações ao Código de Estrada.
A polícia também apreendeu 6 viaturas e 98 motorizadas por irregularidades no trânsito.
Durante o período, foram realizadas 79 barreiras de controlo de velocidade com radares, resultando na detenção de 42 condutores por condução sob efeito de álcool e 2 por corrupção ativa e condução sem habilitação.
No policiamento de proximidade, foram efetuadas 85 ações, incluindo visitas porta-a-porta, fiscalização de comércios, comunidades, escolas e praias, visando fortalecer a relação entre a polícia e os cidadãos.
O Comando Provincial de Luanda apela aos condutores de veículos pesados para utilizarem os fechos rotativos em contentores, garantindo a segurança da carga e das vias públicas.
A polícia também solicita à população que denuncie o uso de armas brancas e de fogo para perturbar a ordem pública.