Desde o seu lançamento, o programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE) já gerou, até ao momento, um total de 6 mil e 168 postos de trabalho no quadro da sua execução, sendo que, 51 são de pessoas com deficiência, deu a conhecer, na província do Bengo, o secretário de Estado para a Administração Pública, Domingos Filipe.
Segundo o governante, o referido programa, em todas as iniciativas implementadas no domínio do emprego e formação profissional, também já beneficiou 26 mil e 882 cidadãos nas províncias de Luanda, Huambo, Bié, Benguela, Cubango, Namibe, Huíla, Malanje, Cuanza Norte, Zaire e Bengo.
Domingos Filipe esclareceu que o projecto JOBE Angola nasce com o propósito de facilitar o acesso a um trabalho digno, fomentar a empregabilidade no seio da juventude, constituir fontes de rendimentos para os beneficiários e contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos. Por essa razão, frisou, este projecto não é apenas uma política de emprego, é uma estratégia nacional para fortalecer a inclusão social, a formação contínua e o empreendedorismo inovador.
O responsável sublinhou ainda que todos os beneficiários das iniciativas de emprego neste processo estão igualmente inscritos no Sistema de Protecção Social obrigatória e criadas as condições prévias para a efectivação das suas contribuições no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
O secretário de Estado para a Administração Pública destacou que a implementação e o sucesso do projecto JOBE Angola depende de uma parceria estratégica entre as administrações municipais, o INEFOP e os beneficiários, que deve ser materializada por meio de um protocolo de entendimento entre os mesmos, tendo em conta os benefícios sociais dali resultantes, que se consubstanciam, fundamentalmente, na promoção ao emprego para os jovens.
Assim, frisou, entre as actividades previstas nos contratos locais de emprego e inserção, cujo foco é a melhoria do bem-estar social, através da realização de actividades sociais e economicamente úteis às comunidades, destacam-se o apoio ao licenciamento de direitos fundiários, recolha e tratamento de resíduos sólidos, apoio a manutenção de vias, limpeza de sarjetas, pintura de lancis e poda de arvores e jardinagem em parques de recreio.
“Com este projecto, o Governo reitera o compromisso de lutar contra o desemprego, reduzir as desigualdades sociais e criar condições para que a juventude se reafirme como o motor do desenvolvimento sustentável de Angola”, destacou Domingos Filipe durante o acto de lançamento do JOBE Angola na província do Bengo.