O SPCB está a implementar um forte dispositivo de segurança para assegurar a organização, a tranquilidade e a protecção de pessoas e bens durante as festividades da passagem de ano, no âmbito da Operação Sentinela, segundo o porta-voz deste órgão, Wilson Baptista. Os incêndios, por conta de fogos-de-artifício, ganham destaque nesta altura do ano
De acordo com o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Wilson Baptista, a operação envolve mais de 15 mil efectivos de diferentes especialidades, apoiados por meios rolantes e aquáticos, com especial atenção para os locais de diversão pública e alguns espaços privados onde estão previstas festas de grande afluência.
Segundo o responsável, está em curso o cadastramento dos eventos de fim de ano, tendo sido agendados encontros com os organizadores para avaliar as condições de segurança dos espaços e transmitir recomendações obrigatórias para a realização das actividades festivas.
Entre as principais preocupações das autoridades, destacam- se as ocorrências associadas a incêndios, muitas vezes provocadas pelo uso inadequado de material pirotécnico e fogos-de-artifício. Nesse sentido, disse, já foram identificados locais específicos para o lançamento de fogos-de ser o ponto de partida prioritário. No entanto, isso não acontece de forma estruturada.
Leia mais em









