Mais de 10 casos por suposto envolvimento em práticas ilegais de garimpo de ouro foram identificados pelo SIC e pela Polícia Nacional, em diversas províncias do país, entre 2021 e 2025. Dos casos, foram detidos mais de 100 cidadãos, nacionais e estrangeiros
Tal como referiu a jurista Bernadeth Halata, quando feito de forma inapropriada, a exploração do ouro é punível à base da lei. No entanto, o país tem registado um número elevado de detenções por garimpo de ouro, estas efectuadas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Ao que apurou o Jornal OPAÍS, mais de 10 casos por suposto envolvimento em práticas ilegais de garimpo de ouro foram identificados pelo SIC e pela Polícia Nacional, em diversas províncias do país, entre 2021 e 2025. Dos casos, foram detidos mais de 100 cidadãos, nacionais e estrangeiros.
Quanto aos estrangeiros, identificam-se cidadãos de nacionalidade chinesa, guineense e sul- africana. Os casos registaram-se nas províncias de Luanda, Cabinda, Huíla e Bié, sendo que, só em Luanda, foram identificados, dentro deste período, três indivíduos com pretensões de se retirar do país com o minério.