Um Centro de Operações de Emergência para Saúde Pública entrou em funcionamento esta Segunda-feira, na cidade de Saurimo, Lunda-Sul, com vista a dar respostas às várias situações epidemiológicas que ocorrem nas unidades sanitárias da província e da região leste do país.
O centro implementado no Hospital Geral da Lunda-Sul vai trabalhar em colaboração com os Ministérios da Defesa, Interior, Administração do Território, Agricultura, Ambiente e Energia e Água, com vista a garantir uma actuação integrada.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da saúde, Domingos Txiculo, disse que a implementação do mesmo vai permitir a realização de diagnósticos precoces de riscos e análises de forma eficaz.
Sublinhou que uma das valências do centro tem a ver com o asseguramento das decisões de forma rápida, em função do surgimento de endemias, como a cólera, malária e outras patologias.
Acrescentou que a nova estrutura reforça a segurança sanitária e a capacidade de prevenção e preparação do sistema de saúde. Além desta unidade, o Ministério da Saúde procedeu igualmente à abertura dos centros regionais das províncias de Cabinda, Luanda, Huambo, Huíla e Uíge.









