Durante o período que vai de janeiro a junho de 2025, o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, através do programa provincial de saúde mental, registou um total de 26 mil pacientes que foram atendidos com várias patologias ligadas à saúde mental, dos quais 12 mil foram casos de transtornos neuróticos secundar ao estresse, três mil de transtornos de humor e dois mil de transtornos somático.
De acordo com o supervisor do referido programa, Sebastião Kinguati André, que falava durante a II Conferência Provincial alusiva ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio sob o lema “Doa Seus Ouvidos, Salve Vidas”, estes dados ultrapassam os 10 mil apontados no período homólogo de 2024.
O responsável sublinhou que o programa de saúde mental está presente em 16 municípios da capital angolana, funcionando nas direcções municipais, hospitais e centros de saúde. Sebastião Kinguati André aproveitou também o momento para alertar aos sinais que antecedem a tentativa de cometimento de suicídios, como o isolamento e a pronúncia de algumas frases que motivam fortemente ao cometimento da acção