Dez pessoas foram evacuadas para unidades hospitalares em Luanda nas últimas 72 horas, segundo o relatório da situação operativa divulgado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da capital, com redução de três casos comparativamente ao período anterior.
Em declarações a este Jornal, o porta-voz da corporação em Luanda, intendente bombeiro Daniel Correia, sublinhou que os casos tiveram ênfase nos municípios da Maianga, Ingombotas, Rangel, Kilamba, Camama, Samba, Talatona e Viana.
Durante o mesmo período, acrescentou, foram registadas seis casos de incêndios, cujas causas incluem o curto-circuito (3), fogo posto (1), fuga de gás (1) e causa por determinar (1). Os municípios mais afectados foram Cazenga, Viana e Rangel. Os sectores afectados incluem residências, o ambiente, o sector energético e social.
Além disso, foi atendido um caso de derrame de combustível no município de Belas, um caso de prendimento de anel no Kilamba e cinco casos de bloqueio de porta, com quatro destes também em Kilamba.
No que diz respeito aos danos humanos, o relatório indica quatro feridos, dos quais dois resultaram de acidentes de viação, um de agressão física e um por tentativa de suicídio.
Ainda dentro das acções do SPCB, o programa “Praias Seguras” manteve vigilância nas zonas balneares marítimas e fluviais autorizadas, onde não se registraram incidentes.
O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros considera a situação operativa da província como “regular”.