Parecia um dia normal para Fernando Ludger Cassua Castelo, mas não. Era a última vez que se reunia com os amigos para conviver. Quase a completar 25 anos de idade e realizar a tão sonhada festa em ocasião da nova idade, Yuzzy, como também era tratado, foi baleado mortalmente na madrugada de sábado, depois de uma breve discussão com outro cliente numa loja, no Morro bento. O crime, testemunhado pelos amigos que o acompanhavam, chocou a comunidade e desencadeou uma busca policial pelo suspeito, que ainda se encontra em fuga, porém presume-se que é um agente do DIIP
De acordo com os amigos do jovem, com quem convivia naquela madrugada, o fatídico acontecimento ocorreu por volta das duas horas da manhã, quando Fernando entrou numa loja de conveniência, no Morro Bento, perto de casa, para comprar bebidas. A certo momento, contam os jovens, que preferem manter a identidade preservada, notaram que Fernando trocava palavras com um outro cliente.
Ao se aproximarem, perceberam que o desentendimento se devia à impaciência do presumível autor, incomodado com a demora para chegar a sua vez de pagar no caixa. Ele insistia para que as pessoas à sua frente fossem mais rápidas. “Nós tentamos evitar ao máximo aquela situação. Pedimos, inclusive, que o senhor tivesse paciência, mas a troca de palavras continuou.
Depois de pagar, quando já estávamos a sair da loja, sem sequer percebermos por que tudo aconteceu muito rápido, o senhor nos segue, dá uma chapada na cara do nosso amigo e, em seguida, efectua um disparo na cabeça dele. Ele foi tão frio e calculista”, conta um dos jovens, visivelmente abalado pelo momento vivenciado. Logo após o disparo, acompanhado de outros três indivíduos em duas motas, um deles apanha a munição e todos se colocam em fuga. Apavorados e em estado de choque, os amigos ainda presta- ram os primeiros socorros a Fernando, que estava vivo, mas, horas depois, não resistindo aos ferimentos, acabou por morrer numa unidade hospitalar.









