O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) vai reunir-se na próxima terça-feira, 23, em Assembleia Geral com os seus filiados, tendo como ponto único da agenda o levantamento da greve declarada a 2 de setembro e suspensa pelo Tribunal de Luanda a 5 do mesmo mês.
De acordo com informações apuradas por este jornal, o levantamento da greve deve-se ao consenso alcançado entre a entidade empregadora e o Sindicato dos Jornalistas, durante a reunião realizada na última terça-feira, 16.
Nesta reunião, foi acordado um aumento salarial de 31% para o pessoal técnico, incluindo editores, subeditores e produtores. Para os chefes de departamento, foi acordado um aumento de 13%, enquanto os integrantes dos Conselhos de Administração terão um acréscimo de 5%.
Ficou também acordada a progressão na carreira, que deverá acontecer a partir de janeiro, para os trabalhadores que obtiverem as classificações de “bom” ou “muito bom” nas suas avaliações de desempenho.
O Sindicato e as entidades empregadoras assumiram ainda o compromisso de, a partir de Novembro, analisarem com atenção a questão do qualificador ocupacional nas empresas públicas e nas entidades tuteladas pelo Estado, sob a mediação ainda do MAPTESS.
Estão abrangidos por estes aumentos os trabalhadores da Televisão Pública de Angola (TPA), da Rádio Nacional de Angola (RNA), das Edições de Novembro, bem como dos outros órgãos sob tutela estatal, nomeadamente a TV Zimbo e o Grupo Medianova.