O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, nesta quinta-feira, 15, o começo oficial da estação seca em Angola, tradicionalmente conhecida como Cacimbo.
O período, que se estenderá até 15 de Agosto de 2025, trará consigo a diminuição da precipitação em grande parte do país e uma descida notável das temperaturas, especialmente no Planalto Central e na região Sul.
De acordo com o comunicado emitido pelo INAMET, a ausência de chuvas será a principal característica desta estação, embora algumas áreas do Norte ainda possam registar chuvas até ao final de Maio.
As previsões para o trimestre de Junho a Agosto de 2025 indicam que as temperaturas mínimas médias poderão descer para números inferiores a 8°C em localidades do Bié, Leste do Cunene e da Huíla, Cuando Cubango, Oeste do Cubango, Leste do Huambo e nas zonas Oeste e Sudoeste do Moxico-Leste.
Em províncias como Namibe, Cuanza Sul, Malanje, Lundas Sul e Norte, Huíla, Huambo, Cunene, Moxico e em certas áreas de Benguela, Nordeste do Cuanza Norte, extremo Sul do Uíge e extremo Noroeste da Huíla, as temperaturas mínimas médias deverão variar entre 9°C e 14°C.
Por outro lado, as províncias de Luanda, Icolo Bengo, Bengo, Zaire, Cabinda e as regiões a Norte e Oeste do Uíge, Oeste do Cuanza Norte, Norte e Nordeste da Lunda Norte deverão experienciar temperaturas mínimas médias entre 15°C e 20°C.
Além das alterações climáticas, o INAMET alerta para o histórico aumento de doenças respiratórias, como a gripe, durante o período do Cacimbo.
Desta forma, o instituto apela à população para que observe rigorosamente as recomendações emanadas pelas autoridades sanitárias.
O INAMET informou ainda que irá divulgar actualizações mensais das previsões sazonais para a estação seca em Angola.