Treze bolsas de sangue foram doadas, nesta quarta-feira, à hemoterapia do Hospital Geral do Uíge, na sede capital da província, numa iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) local
O Hospital Geral do Uíge regista, em média diária, 22 casos de transfusão, resultantes dos casos de malária e acidentes de viação. O gesto, inserido no âmbito das comemorações dos 36 anos da criação desta instituição afecta ao Ministério da Agricultura e Florestas, mobilizou 15 técnicos do IDA.
Por sua vez, o director do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) no Uíge, Joaquim Faustino, disse que o gesto visou minimizar a carência de sangue que se regista no Hospital Geral do Uíge.
Lembrou que a falta de sangue na instituição tem resultado em mortes na unidade hospitalar, daí a razão do IDA ter mobilizado os funcionários para reforçar o banco local da instituição.
Por sua vez, a chefe de secção da Hemoterapia do HGU, Sónia de Fátima, disse que as 13 bolsas de sangue vão se juntar às outras 32 que se encontram no stock.
Apontou a malária e os acidentes de viação como as principais causas de transfusão na unidade hospitalar. O IDA comemorou, no dia 22 do corrente mês, 36 anos de existência.