Vinte e duas bolsas de sangue foram doadas, ontem, aos serviços de hemoterapia da Maternidade Provincial e Hospital Geral do Moxico, pelos membros do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) e parceiros.
Segundo o director–geral do IAJ, Joaquim Caiombo, o jovem é o protagonista do desenvolvimento do país, e essas acções de solidariedade e amor ao próximo devem ser emancipadas e enaltecidas para ajudar no desenvolvimento, bem como na humanização da sociedade e das famílias.
Falando à imprensa, no acto de doação de sangue em que participaram cerca de 100 jovens de vários estratos sociais, afirmou que doar sangue é uma acção que o IAJ tem estado a desenvolver no quadro da responsabilidade social.
“Temos certeza de que há muita gente nas camas de hospitais a precisar de sangue, pelo facto incentivamos mais as organizações juvenis a ajudar as unidades sanitárias”, reiterou o líder juvenil.
Por seu turno, o humorista Costa Vilola afirmou que o artista é um servidor público e participar neste acto “vê como uma obrigação reconfortante”.
Já o chefe dos Serviços de Hemoterapia no Hospital Geral do Moxico, Cândido Daniel, informou que há défice na sua área de jurisdição, sendo que a unidade apenas possui 30 bolsas de plasma fresco congelado, insuficientes para a demanda, uma vez que diariamente são solicitadas mais de 20 hemo-transfusões, sobretudo na área de pediatria do HGM, que tem capacidade para albergar 105 unidades.
A Maternidade Provincial do Moxico, que dispõe de um banco de sangue com capacidade para 150 bolsas, arrecadou 13 bolsas de sangue equivalentes a 5 mil e 850 mililitros.
A acção solidária, marcada com alguns momentos de animação e humor, decorreu no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e da Jornada Abril Jovem.