O município da Humpata, província da Huíla, tem, até o momento, 67 mil hectares de terras aráveis identificadas para à prática agro-pecuária, um levantamento cuja actualização está em curso desde 2025. Paralelamente, a área tem ainda o Perímetro Irrigado, com uma área irrigada de mais de mil hectares e outras por actualização, segundo o administrador adjunto para área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários do município da Humpata, Carlos Xavier.
Ao falar no quadro do 143º aniversário do município, assinalado, este sábado, o dirigente afirmou que após a conclusão do levantamento, a ideia é apresentar um plano estratégico de desenvolvimento agro-pecuário do município, para definir áreas de pastagem e de produção agrícola, e separá-las das áreas industriais.
Disse que a Humpata tem uma produção pecuária relevante e uma vocação clara para a fruticultura, com produtos que os diferenciam no contexto provincial e nacional.
“Estes factores colocam o município numa posição estratégica para contribuir de forma mais efectiva para a diversificação da economia e segurança alimentar, bem como a geração de emprego para a juventude”, reforçou.
Contudo, disse existir desafios estruturais, como a qualidade e manutenção das infra-estruturas, a sustentabilidade dos serviços públicos, o acesso a financiamentos para a produção, formalização da economia local, a empregabilidade juvenil e a necessidade de maior articulação entre os investimentos públicos e privados.
Carlos Xavier afirmou que a materialização dos objectivos da política pública exige mais do que boas intenções, mas planeamento rigoroso, prioridade de investimentos, eficiência na execução orçamental e avaliação permanente dos resultados, bem como uma administração pública cada vez mais próxima do cidadão, transparente, técnica e orientada para soluções.









