O director do Gabinete Provincial da Saúde na Huíla, Paulo Luvangamo, afirmou, recentemente, no Lubango, que com base no elevado número de casos de cancro do colo uterino que a província tem registado, está prevista a vacinação de 202 mil 971 meninas, dos nove aos 12 anos de idade, contra o Papiloma vírus Humano (HPV), para a prevenção da patologia a nível local.
De acordo com o responsável, a província da Huíla registou, nos últimos cinco anos, mil e 715 casos de cancro do útero, o que considerou ser um problema de saúde pública que necessita de uma resposta efectiva.
Com dez dias de vacinação, fruto da campanha que Angola estreia a partir de 27 deste mês até ao dia sete do mês seguinte, a pretensão é de abranger 110 mil 958 alunas nas escolas e 92 mil 013 crianças fora do sistema de ensino, conforme fez saber o director.
Paulo Luvangamo salientou que para o efeito, foram mobilizadas 131 equipas de vacinação já preparadas para o efeito, todavia, sublinhou, a população elegível para o efeito deve fazer o pré-registo através do site www.vacina.gov.ao.hpv ou, de forma presencial, a partir do dia 20 de outubro, no jardim que está defronte ao Gabinete Provincial da Saúde.
Actualmente, o Lubango, a Chibia e a Matala são os municípios com maior incidência dos casos, de acordo como o director.