Mais de 100 pacientes com problemas de hérnias inguinais e lipomas serão operados no Hospital Provincial do Zaire (HPZ), em Mbanza Kongo, durante uma campanha gratuita de cirurgias gerais aberta segunda-feira, nesta cidade.
Em declarações hoje à ANGOP, o director desta maior unidade sanitária da província do Zaire, João Bamba, disse que para esta empreitada, com a duração de mais de duas semanas, foram mobilizados 30 profissionais nacionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, anestesistas, instrumentistas, vigilantes e maqueiros.
João Bamba informou que já estão inscritos mais de 50 pacientes com problema das hérnias inguinais para serem submetidos à intervenção cirúrgica nos próximos dias. “É uma campanha meramente gratuita. Ninguém deverá de sembolsar valores para comprar este ou aquele medicamento”, esclareceu.
O também médico em serviço na aludida unidade sanitária, pediu aos interessados para se dirigirem ao referido hospital para o efeito. Esta é a segunda vez que o Hospital Provincial do Zaire realiza campanha gratuita de cirurgias, desde o princípio deste ano.
A primeira de cirurgias ortotraumatologia, ocorreu em Junho último e atendeu mais de 50 pacientes com problemas de fracturas provocadas, principalmente, por acidentes de viação.