O Presidente da República autorizou a realização de uma despesa no valor global de 51 milhões, trinta e nove mil trezentos e cin- quenta e cinco dólares para a aquisição de mobiliário hospitalar e meios médicos destinados ao Complexo Hospitalar General Pedro Maria Tonha “Pedalé”, em Luanda, Gamek à direita
A medida, tornada pública esta semana, em Despacho Presidencial, visa acelerar a conclusão da empreitada e garantir que a unidade possa prestar cuidados hospitalares de alta complexidade à população. O contrato será celebrado através de um procedimento de contrata- ção simplificada, pelo critério material.
A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, com faculdade de sub-delegar competências, será responsável por aprovar as peças do procedimento, verificar a legalidade dos actos praticados e assinar o contrato.
O chefe de Estado visita amanhã as obras deste hospital, depois de ter estado no local em Março deste ano, numa altura em que o Executivo tem reforçado o investimento no sector da saúde para ampliar a capacidade de resposta das infra- estruturas médicas. Quanto ao futuro hospital general Pedro Maria Tonha “Pedalé”, localizado no bairro Gamek à Direita, em Luanda, em Março deste ano a informação oficial era que as obras de execução física rondavam os 77 por cento e que o hospital estava a ser construído e preparado para receber equipamentos médicos modernos e prestar serviços em diferentes especialidades para dar resposta a áreas de medicina de alta complexidade no país, como oncologia terapêutica, radiote- rapia, radiocirurgia, braquiterapia e quimioterapia.
POR: Stélvia Faria
Leia mais em