O Hospital Geral do Cunene – General Simione Mucune acolhe, no dia 6 de Fevereiro, a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo do curso de especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em bioquímica clínica e hematologia.
Segundo uma nota de imprensa do MINSA enviada hoje ao Jornal OPAÍS, trata-se de uma da instituição inserida no âmbito do Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos do Sector da Saúde, com financiamento do Banco Mundial.
A cerimónia contará com a presença de representantes do MINSA, do Instituto Superior Politécnico da Caála (ISP-Caála), autoridades provinciais e responsáveis do sector da saúde, marcando um momento importante para o reforço da formação especializada dos técnicos de diagnóstico e terapêutica (TDT) em Angola.
A formação é destinada a profissionais da carreira de técnicos de diagnóstico e terapêutica com formação superior em Análises Clínicas e integra o programa nacional que prevê a realização de cerca de 80% das formações no país e 20% no exterior, com vista ao fortalecimento das competências técnicas, científicas e profissionais dos quadros do sector.
Entre os principais objectivos do curso destacam-se a melhoria da qualidade do diagnóstico laboratorial, o aumento da segurança e fiabilidade dos resultados, o reforço do apoio clínico à decisão médica e a contribuição para um sistema de saúde mais eficiente, seguro e humanizado.
De acordo com o coordenador e gestor técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS-UIP), Job Monteiro, esta especialização representa um marco na capacitação dos profissionais de saúde, no âmbito de um programa financiado pelo Banco Mundial que prevê a formação de 9.000 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.
“O arranque do curso reforça o posicionamento da província do Cunene como um polo estratégico de formação especializada, com perspectivas de expansão para outras províncias da região sul do país”, lê-se no documento.









