O governador provincial de Luanda, Luís Nunes, reafirmou, nesta terçafeira, durante uma visita de trabalho ao município da Maianga, o compromisso do Governo em continuar a investir na melhoria das condições de vida da população, destacando intervenções nos sectores da educação, energia, água, saneamento e reabilitação de vias de comunicação
Durante o encontro com as autoridades locais e representantes comunitários, o governante sublinhou que os problemas enfrentados pelo município da Maianga são transversais a todos os municípios da província, apontando as carências em infraestruturas básicas como um dos principais desafios.
“Os problemas são os mesmos em quase todos os municípios: água, energia, educação, saúde, vias de comunicação e segurança pública. Temos vindo a atacar essas dificuldades e a recuperar algumas avenidas, como é o caso da do Cantintom”, afirmou Luís Nunes.
O governador anunciou a construção de três novas escolas no município, no âmbito de um programa mais amplo que prevê a edificação de 20 a 23 estabelecimentos de ensino em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
As novas escolas terão entre 12 e 24 salas de aula e contemplam unidades voltadas ao ensino técnico e profissional, uma das prioridades do Governo Provincial. “Queremos apostar no ensino profissional, porque é por aí que passa a redução do desemprego. Temos cerca de 30% de desempregados e, entre eles, 80% são jovens. Precisamos criar centros de formação e condições favoráveis para o investimento privado, nacional e estrangeiro, para criar mais postos de trabalho”, frisou.
Luís Nunes assegurou que o Executivo continuará a reabilitar as escolas existentes e a dotálas de mobiliário adequado, para garantir melhores condições de aprendizagem. “Não vamos fugir das nossas obrigações nem mentir ao cidadão.
A nossa missão é trabalhar para melhorar as condições de vida da população”, disse Luís Nunes. Esperança depositada no PIL O governador anunciou que os constrangimentos de energia e abastecimento de água em alguns bairros da Maianga devem ser ultrapassados até meados de Novembro, através de intervenções pontuais de requalificação das redes.
“Estamos a trabalhar para que, a partir do dia 11 de novembro, esses problemas sejam resolvidos. Acreditamos que, dentro de uma semana ou quinze dias, haverá melhorias significativas, sobretudo no abastecimento de água aos cinco bairros Mártires”, garantiu. Segundo Luís Nunes, o Governo Provincial aposta fortemente no Plano de Intervenção de Luanda (PIL), considerado o principal instrumento de execução de obras estruturantes em todos os municípios.
“O PIL é o nosso braço forte. Em 2026 queremos ver muitas dessas obras concluídas. Já começámos várias intervenções nas vias de Luanda, algumas já entregues, outras em fase de acabamento”, disse. Um dos temas centrais da visita foi o combate ao lixo e à deposição indevida de resíduos, que o governador considera um dos maiores desafios da cidade.
“A luta contra o lixo só será vencida se todos os cidadãos se envolverem. Não podemos continuar a ver pessoas a lançar lixo em valas de drenagem logo após serem limpas. Precisamos de responsabilidade e respeito pelo trabalho dos outros”, alertou, pedindo também à imprensa que contribua para a sensibilização cívica.









