O município do Mussulo acolheu, no bairro do buraco, o Fórum Provincial da Mulher no Meio rural, sob o lema “Empoderamento da Mulher no Meio rural, Mecanização e inovação para a transformação sustentável da Agricultura”. A iniciativa insere-se nas comemorações do dia internacional da Mulher rural e reuniu autoridades locais, representantes institucionais e dezenas de mulheres ligadas à pesca, pecuária e agricultura familiar
O fórum teve como propósito central promover o empoderamento económico das mulheres rurais, com foco no fortalecimento do cooperativismo, na promoção do acesso ao crédito e na busca de soluções inovadoras para os obstáculos que impedem o progresso das comunidades femininas no meio rural.
Durante a sua intervenção, o administrador do Mussulo, Baudílio Vaz, reconheceu que os desafios enfrentados pelas mulhe- res do meio rural no município são profundamente conjunturais e exigem respostas integradas do poder público. Para o responsável, as mulheres do meio rural têm dificuldades sérias. A mais grave é a falta de capacidade financeira para melhorar a produção e a qualidade do que produzem.
“E, quando falo de finanças, incluo também a falta de formação técnica adequada”, explicou o administrador. Segundo Baudílio Vaz, a maioria das mulheres no Mussulo dedica- se à pesca, à pecuária e, em menor escala, à agricultura. No entanto, muitas delas não dispõem de meios ou equipamentos adequados para desenvolver essas atividades com eficácia.