O primeiro Fórum Nacional dos Hospitais está a decorrer como uma plataforma de congregação da “família hospitalar” de Angola, reunindo gestores, médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica com o propósito de fortalecer a qualidade dos serviços prestados em todas as unidades sanitárias públicas do país
O encontro visa promover a partilha de experiências, a discussão de desafios comuns e a adopção de boas práticas que permitam elevar os padrões de assistência hospitalar. A ministra da Saúde, Sílvia Paula Valentim Lutucuta, ao presidir a sessão de abertura, desta- cou que o fórum pretende impulsionar um modelo de gestão sanitária “integral, eficaz e eficiente”, assente na troca de conhecimentos e na implementação de estratégias sustentáveis.
Segundo a governante, o Ministério da Saúde está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Sanitário (PDS) 2023-2027, o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e a Estratégia de Longo Prazo 2050, documentos que traçam metas ambiciosas para a modernização do sistema nacional de saúde.
A ministra reforçou que o envolvimento activo de todos os profissionais constitui “a mola impulsionadora de uma máquina que só poderá atingir melhores performances se todas as engrenagens estiverem devidamente alinhadas”. Para Sílvia Lutucuta, garantir cuidados de proximidade de qualidade, fortalecer a comunicação institucional e melhorar as condições ambientais das unidades sanitárias são condições essenciais para assegurar um atendimento hospitalar mais eficiente e humanizado.









