Há cerca de três anos a desenvolver trabalhos de prospecção para descoberta de mina de cobre, no município de Macondo, província do Moxico Leste, os responsáveis da multinacional de mineração AngloAmerican afirmam que há indícios da existência de cinturão de cobre, região geológica que abriga grandes depósitos de minérios de cobre e cobalto.
Até ao momento, desde o seu início, há cerca de 18 meses, já foram abertos quatro furos de sondagem para um estudo aprofundado sobre as questões geológicas da região, num espaço de exploração de 18 mil quilómetros quadrados.
De acordo com o geólogo de projectos da AngloAmerican, José Victorino, numa publicação constatada esta terça-feira por este jornal, no site da ANGOP, os estudos implementados pela multinacional no local dão sinais positivos da existência de cinturão de cobre.
Recentemente, segundo o mesmo informe, o governador do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, efectuou uma visita àquela zona de exploração, percorrendo pelo local a avaliar o andamento das obras e colher dados sobre os desafios que os trabalhadores enfrentam.
No entanto, foi avançado ao governante que um dos principais obstáculos tem que ver com as fortes precipitações que se batem pela área, obrigando a empresa a realizar trabalhos de prospecção apenas seis meses ao ano, devido à complexidade da região.
Uma cidadã de nacionalidade vietnamita, de 48 anos, foi detida nesta segunda-feira, 25 de Agosto, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por tentar sair do país...
Ler maisDetails