O engenheiro Hélder da Costa, de 26 anos de idade, formado no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) de Angola, foi o quadro escolhido para representar o país na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, que decorreu de 10 a 15 de Janeiro, iniciada com a 16ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
Na companhia de um jovem do Azerbaijão, Hélder da Costa foi selecionado para apresentar uma declaração durante a respectiva assembleia que decorreu nos Emirados Árabes Unidos, na qualidade de delegado juvenil da IRENA, em que abordaram a inovação juvenil e soluções digitais, com foco na inteligência artificial e no acesso à energia renovável.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola naquela federação do Oriente Médio, a declaração foi apresentada durante as discussões do tema do 7.º Fórum da Juventude da organização sobre “Inovação Juvenil e Soluções Digitais: Da IA ao Acesso às Energias Renováveis”.
A declaração lida alerta para o consumo crescente de electricidade pelos centros de dados, que deverá duplicar até 2030 e o seu impacto na rede eléctrica e nas emissões.
Destaca, igualmente, a importância da perspectiva da geração nativa digital na revisão dos ODS7 (Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 7) antes de 2030.
Durante o 7º fórum foram identificadas três recomendações prioritárias, uma das quais tem que ver com a garantia de que a Inteligência Artificial (IA) fortaleça os sistemas de energia inclusivos, em vez de criar dependências.
O jovem angolano participou nas actividades da IRENA Juventude durante a Semana da Sustentabilidade (ADSW), incluindo a abertura oficial, sessões no pavilhão da IRENA sobre empreendedorismo, inovação para acesso à energia, financiamento da descarbonização industrial, governação de dados e IA.
Também manteve diálogo com a delegação angolana encabeçada pelo Ministro João Baptista Borges e com o representante de Angola junto da IRENA, Embaixador Júlio Maiato.









