Cerca de 1,2 milhões de contadores pré-pagos serão instalados nas 21 províncias de Angola, pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), um projecto do Governo angolano levado a cabo pelo Ministério da Energia e Águas, no âmbito da melhoria do sistema de distribuição do produto e arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
Com início em Agosto de 2024, a instalação desses contadores, que tem sido feita por fases, vai permitir aos consumidores consumir exactamante o que foi pago, proporcionando-os um consumo mais justo.
A esta altura, em termos práticos, a província de Luanda, conforme faz menção uma nota do Ministério de tutela, nos bairros de influência do centro de distribuição do bairro Azul e do Sambizanga, já foram instalados cerca de 81.000 contadores pré pagos.
No Centro de Distribuição do Kilamba Kiaxi e correspondente área de influência, onde estão previstos serem instalados 304.921 contadores pré pagos, a execução física está na ordem dos 21%. Em relação ao Centro de Distribuição do município de Viana e respectiva área de abrangência, já foram instalados 56.897 contadores pré pagos.
São igualmente alvo deste projecto as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Huambo, Bengo, Cabinda, Cuando, Cubango, Cunene, Huíla, Malanje, Namibe, Uíge e Zaire.









