O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, deteve, em flagrante delito, uma cidadã de nacionalidade brasileira por tráfico de droga. A mulher, de 43 anos, auxiliar de limpeza, transportava 73 cápsulas de cocaína no organismo, incluindo uma escondida nas partes íntimas
De acordo com o porta- voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, a detenção ocorreu no momento do desembarque de um voo proveniente de São Paulo, Brasil, operado pela companhia TAAG Angola Airlines. Segundo as autoridades, a mulher foi retirada do grupo de passageiros após os agentes identificarem características típicas de uma mula. Durante os procedimentos, uma cápsula foi expelida no próprio piquete do SIC, confirmando as suspeitas.
Posteriormente, em abordagem preliminar, a mulher revelou que já havia expelido outras cápsulas durante o voo, tanto no sanitário como no balde do lixo da aeronave. “A acção levou as autoridades a entrarem novamente na aeronave, onde, com o apoio da companhia aérea e da equipa técnica de limpeza, foram recuperadas 27 cápsulas no lixo da cabine e mais 16 cápsulas nos dejetos recolhidos pela viatura de saneamento da empresa.
Após internação hospitalar por cinco dias, a cidadã expeliu mais nove cápsulas, totalizando 73, com peso final de 1,221 kg de cocaína, confirmado através de testes colorimétricos” disse.
Leia mais em