A Embaixada do Estado de Israel em Luanda celebrou, no final de Dezembro de 2025, na residência oficial do embaixador Leo Vinovezky, na capital de Angola, o Hannuká, a tradicional “Festa das Luzes” da comunidade judaica.
Caracterizado como uma celebração de luz, união e esperança, o evento reuniu membros do corpo diplomático, deputados, representantes do Governo de Angola, líderes religiosos, figuras do sector empresarial e membros da comunidade Israelita local, em um espírito de fraternidade e intercâmbio cultural.
Ao discursar na abertura do encontro, o diplomata Leo Vinovezky sublinhou que “o Hannuká celebra o milagre da luz que prevaleceu sobre a escuridão e a restauração da liberdade religiosa”.
Durante oito dias de comemoração, avançou, acende-se a Hannukiah (o candelabro de nove braços), momento que, segundo o embaixador, simboliza a persistência da esperança mesmo nos momentos mais desafiadores.
A celebração na residência foi ainda marcada por uma forte interação entre os convidados em diversas áreas, mesmo através das músicas de Hannukah e uma roda de capoeira animada por jovens angolanos.
Quanto à cerimónia tradicional, de acordo com um comunicado de imprensa, os convidados participaram activamente do acendimento das velas, um momento que, segundo as ideologias daquela comunidade, remete-os à reflexão da importância da paz e da cooperação entre as nações.
O documento reitera que, ao longo do evento, além dos cânticos que celebebrava a herança musical dos dois povos, foi também servida uma variedade de vinhos israelitas de alta qualidade, tal como iguarias típicas, como os Sufganiyot e Levivot, alimentos fritos em óleo que remetem ao milagre do azeite sagrado.
O governador da capital angolana, Luís Manuel da Fonseca Nunes, procedeu, ao início da tarde desta sexta-feira, 09, na Baía...
Ler maisDetails









