A Embaixada de Angola na República do Ruanda ofereceu, recentemente, 30 colchões aos estudantes residentes naquele país, que durante os últimos tempos têm sido apoquentados por condições precárias de habitabilidade, segundo uma nota de imprensa da embaixada sediada em Kigali, capital ruandesa.
O acto solidário aconteceu à margem de um encontro com a comunidade angolana residente no Ruanda promovido pela embaixada angolana, conduzido pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República do Ruanda, Alfredo Dombe, que reuniu vários cidadãos, entre estudantes e residentes, que tiveram a oportunidade de expor preocupações e partilhar vivências.
De acordo com a referida nota, muitas das inquietações anteriormente apresentadas pela comunidade, já conhecem soluções em curso, como é o caso do acesso aos seguros de saúde e a regularização de transferências monetárias entre a República de Angola e o Ruanda.
Na ocasião, os estudantes agradeceram o gesto da Missão Diplomática, afirmando que a acção demonstra o verdadeiro interesse da embaixada em representar e defender os direitos dos angolanos residentes em Kigali.
“Estamos felizes pelo grande gesto que a nossa embaixada fez. Assim, estamos a sentir-nos realmente representados”, afirmou um dos estudantes beneficiários.
Por sua vez, o embaixador Alfredo Dombe, ao dirigir-se aos presentes, apelou à dedicação académica e ao esforço de integração, incentivando os jovens a dominar o inglês, o francês e o kinyarwanda como ferramentas de valorização pessoal e de inserção social.
Sublinhou igualmente a importância da união e da solidariedade entre os angolanos no exterior, valores que fortalecem a identidade nacional.
Este gesto também está inserido no quadro das comemorações do Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto, e das actividades preparatórias das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
Quatrocentos e 35 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) estão mobilizados para assegurar a edição especial do...
Ler maisDetails