Três cidadãos foram detidos em Luanda, nesta quinta-feira, 7 de Agosto, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suspeitas dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, terrorismo e financiamento ao terrorismo.
A acção foi levada a cabo pelas Direcções Nacionais de Combate aos Crimes de Corrupção e Central de Operações do SIC, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público.
Os detidos foram identificados como Caetano Agostinho Muhongo Capitão, conhecido como Caetano Capitão, de 58 anos, Amor Carlos Tomé (Emiliano Carlos Tomé), de 38 anos, e Oliveira Francisco (tcp Oliveira), de 32 anos.
Segundo o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, as detenções resultam de uma investigação em curso que aponta os indivíduos como membros de uma associação criminosa dedicada à promoção e instigação de actos de subversão à ordem pública, bem como à manipulação de informações por meio de plataformas digitais.
“A investigação detectou a participação directa dos implicados em actividades ligadas à instigação e promoção de actos que atentam contra a ordem pública, recorrendo ao uso de plataformas digitais para disseminação de informações manipuladas”, refere.
Após o cumprimento das formalidades legais, os detidos serão apresentados ao Ministério Público para os trâmites subsequentes, enquanto prosseguem outras diligências no âmbito do processo