O Tribunal da Comarca do Lubango, na província da Huíla, iniciou, nesta segunda-feira, a primeira sessão de julgamento dos quatro arguidos acusados de envolvimento na morte de um cidadão norte-americano, ocorrida em 25 de outubro de 2024, no município da Palanca.
Inicialmente, o processo contava com três arguidos, sendo dois de nacionalidade angolana, nomeadamente, Bernardino Isaac Elias e Idalino Musselenga Kayôo, acusados como autores materiais da morte do missionário americano Beau Shroyer, que à data dos factos tinha 45 anos de idade.
A terceira arguida, de nacionalidade americana, é Jackie Shroyer, esposa da vítima e mãe de seus cinco filhos que é acusada de ser a autora moral do crime. Entre os acusados está ainda Gerson Ortencio Guerreiro Ramos, que nas primeiras horas de hoje apareceu no processo como declarante, apesar de ser apontado como o principal executor do crime.
Durante a fase de questões prévias, o advogado de defesa de Gerson solicitou, por meio de requerimento, que seu constituinte fosse ouvido nesta audiência na qualidade de arguido, sob a justificativa de economia processual.
O pedido foi aceito pelo colégio de juízes e ratificado pelo Ministério Público, representado por Claudete Pedro, que solicitou um recesso de 20 minutos para analisar as provas apresentadas pela defesa.
Em actualização.
POR: João Katombela, na Huíla