Dois cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 24 e 25 anos, foram detidos, recentemente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Bié, por indícios na prática de roubo seguido de homicídio qualificado em razão dos meios, ocorrido no dia 20 de julho do ano em curso, no município do Cuemba, em que foi vítima o cidadão Manuel Francisco, de 26 anos de idade.
Segundo relatos aferidos na página oficial daquele órgão castrense, a detenção dos suspeitos, realizada através do departamento do SIC naquele município, surgiu mediante uma micro operação levada a cabo pelas autoridades, com o intuito de esclarecer os diversos crimes violentos que àquela região da província tem registado.
Os supostos homicidas, de acordo com as investigações comprovadas pelo SIC, deslocavam-se até aos pontos de paragem de motoqueiros e, na sequência, simulavam serem passageiros normais. Quando conseguiam uma vítima, os suspeitos levavam-na a uma aldeia do município do Cuemba, zonas consideradas isoladas, onde, empunhando vários objectos contundentes, perpetravam a acção criminosa de latrocínio (roubo seguido de morte).