O chefe de departamento de Informação e Análise do Serviço de Investigação Criminal na província do Cunene, inspector Beloune Carlos, anunciou, esta quarta-feira, que a região registou um total de dezasseis casos de suicídio nos primeiros sete meses de 2025, sendo 11 do sexo masculino e cinco do sexo oposto.
Em relação ao período homólogo de 2024, Beloune Carlos afirmou que houve um decréscimo de 10 casos, pois, no ano passado foram apontados 26 casos de pessoas que cometeram suicídio. As idades, acrescentou, variam dos 12 aos 84 anos.
As causas mais frequentes, avançou, variam entre enforcamentos, cortes no pulso, ingestão de medicamentos e disparo de arma de fogo.
O chefe de departamento detalhou que os municípios de Cuanhama e Chama foram os que mais casos notificaram, com cinco cada, seguindo-se o Namacunde com três e os municípios de Ombadja, Curoca e Humbe com um caso de cada.
O dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, efeméride que se assinala hoje, 10 de setembro, foi criado em em 2003 pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), representando um compromisso global com vista à redução dos casos do género.
O grupo de jornalistas nacionais e de quadros ministeriais que se encontram em uma formação na República Popular da China...
Ler maisDetails