Com o objectivo de sensibilizar o uso sustentável das novas tecnologias, estimular o interesse pela ciência e tecnologia, assim como incentivar futuras carreiras em áreas STEM, o evento decorre das 18h00 às 19h30, no Auditório do CCL, conduzido pelo engenheiro e investigador Emanuel Zeferino. O profissional apresentará detalhadamente o percurso tecnológico que o mundo segue, as reais implicações e desafios para o continente africano, bem como as vantagens que o mesmo pode tirar desta transição
A insuficiência de infra-estruturas de acesso à internet e à economia digital, a escassez de quadros especializados para a manutenção dessas infraestruturas, serão temas destacados e conduzidos pelo engenheiro Emanuel Zeferino, doutorando em Engenharia de Sistemas de Produção na Universidade de Twente (Países Baixos).
O investigador angolano falará também ao público sobre as implicações e os desafios da Inteligência Artificial em África, bem como sobre as boas práticas em ciência e transição tecnológica e energética no contexto africano. “Durante a conferência, serão abordados o percurso tecnológico global e as suas implicações para África, com destaque para desafios como a insuficiência de infra-estruturas de acesso à internet e à economia digital, a escassez de quadros especializados e as oportunidades associadas à transição tecnológica, energética e ao aproveitamento de minerais críticos existentes no continente.
Estará igualmente em análise o envolvimento dos jovens quadros africanos neste processo de transformação”, disse Emanuel Zeferino. Entre o público-alvo estão professores de todos os níveis de ensino, quadros da educação, investigadores, estudantes do ensino médio e superior, animadores e educadores científicos do CCL e a sociedade civil interessada em ciência e tecnologia, que pode aceder gratuitamente.
Leia mais em









