O município de Camanongue, localizado a 52 km da cidade do Luena, província do Moxico, foi identificado como um potencial polo estratégico para a formação em saúde, pelo coordenador da Unidade de Implementação do Plano de Formação de Recursos Humanos da Saúde (UIP), Job Monteiro, que percorreu várias unidades hospitalares e instituições de ensino com o objectivo de avaliar as condições locais
A visita evidenciou que o hospital municipal de Camanongue possui infraestruturas bem conservadas e condições técnicas favoráveis à implementação de cursos de formação técnica e especializada em regime híbrido (presencial e à distância).
A disponibilidade de internet nas unidades hospitalares, aliada ao empenho da administração municipal, representada pela administradora local, reforça o potencial do município como um futuro centro regional de formação em saúde.
Durante o encontro com a equipa de saúde local, o doutor Job Monteiro referiu que, com o apoio das autoridades locais e as condições já existentes, Camanongue pode liderar a expansão da formação em saúde no interior do país. Isso permitirá reduzir a pressão sobre os centros urbanos e melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade em todos os municípios.
Outro ponto importante está relacionado com os serviços farmacêuticos, sendo os insumos medicamentosos oferecidos totalmente pela farmácia pública integrada aos serviços hospitalares do hospital municipal.
A formação de profissionais de saúde para melhorar a resposta clínica local foi apontada como uma necessidade urgente, particularmente para o atendimento nas áreas remotas do município.
Entretanto, a província do Moxico já beneficia dos programas formativos da UIP e continuará a receber apoio técnico, pedagógico e logístico. De acordo com Job Monteiro, o objectivo é garantir que os municípios possam formar os seus próprios quadros especializados, reduzindo a dependência de outras províncias e fortalecer a autonomia regional no sector da saúde.
Além de Camanongue, a comitiva visitou também a maternidade provincial, o hospital Sanatório e o hospital geral do Luena. Nesses encontros, foram discutidas propostas de inclusão de novas especialidades, reforço da componente pedagógica na prática clínica e melhoria da comunicação interna, visando a plena implementação do programa de formação de recursos humanos da Saúde (PFRHS).
Durante as visitas, foram identificadas necessidades formativas em áreas específicas, como imagiologia, enfermagem em infecciologia e gestão hospitalar. Destacou-se também, com entusiasmo, a integração de recém-formados pela UIP já em actividade nessas unidades, sinal claro da contribuição positiva do programa de formação.
De acordo com, Job Monteiro, a UIP se compromete a reforçar a sua intervenção com estágios rotativos, formação contínua e apoio pedagógico especializado, assegurando maior autonomia técnica aos profissionais em formação.
“O grande objectivo da UIP é contribuir para uma formação de quadros de saúde sólida e descentralizada, permitindo que cada província tenha capacidade interna de resposta, evitando mobilidade de utentes e formandos para Luanda ou outras grandes cidades.
Com isso, aliviar a pressão sobre os hospitais centrais e garantir que as famílias possam receber cuidados de saúde com dignidade, sem precisarem de abandonar os seus municípios de origem,” declarou Job Monteiro.
De lembrar que o reforço da formação especializada no sector da saúde é uma prioridade nacional, e na província do Moxico esta aposta começa a dar frutos. Pelo que, durante a missão técnica realizada na última terça-feira, 1 de Junho, o coordenador da Unidade de Implementação do Plano de Formação de Recursos Humanos da Saúde (UIP), Job Monteiro, acompanhado do director do gabinete provincial de saúde, doutor Tiago Mário, visitaram várias instituições de ensino e unidades hospitalares, com o objectivo de identificar necessidades formativas, promover parcerias estratégicas e avaliar os quadros já formados.