Uma lancha de fibra com motor Yamaha HP75 foi apreendida, Terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, por transporte de mil litros de combustível para a vizinha República Democrática do Congo
A apreensão do produto do tipo gasóleo resulta de um patrulhamento fluvial dos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneirq realizado num dos canais do rio Zaire.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, que avançou a informação essa Quarta-feira à ANGOP, a referida lancha foi encontrada a carregar o combustível acondicionado em quatro recipientes plásticos pronto para ser contrabandeado para a RDC.
Explicou que os proprietários da lancha meteram-se em fuga ao se aperceberem da patrulha da Polícia Fiscal Aduaneira. Luís Bernardo fez saber que três dias antes, os efectivos da Esquadra Fiscal Aduaneira no Soyo, apreenderam no canal fluvial Pululu, 5 mil e 250 litros de gasolina armazenado em 205 bidões.
A mercadoria foi detectada nas margens do referido canal onde aguardava por uma embarcação para ser escoada para a RDC.
Os produtos apreendidos foram entregues ao Serviço de Investiga ção Criminal (SIC) no município do Soyo para os procedimentos legais.