Trinta e cinco cirurgias robóticas foram realizadas com sucesso, em Angola, de Agosto de 2024 até à presente data, no âmbito do programa em curso do sector da Saúde, que inclui especialistas nacionais e estrangeiros
De acordo com uma nota do Ministério da Saúde, a iniciativa, que decorre no Complexo de Doenças Cardiovasculares Dom Alexandre do Nascimento, das cirurgias, destaca-se a de urologia com 21 procedimentos e cirurgia geral com 11.
As intervenções estão a ser conduzidas por equipas multidisciplinares, incluindo especialistas americanos e brasileiros, no âmbito do acordo com a Advance Care.
Os especialistas estão a trabalhar em estreita colaboração com profissionais angolanos em todas as fases do processo cirúrgico, desde o pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório.
A equipa é composta por urologistas, ginecologistas, anestesistas, médicos internos de várias especialidades e enfermeiros provenientes de diversas unidades hospitalares, como do Hospital Geral de Cabinda, do Hospital Materno-Infantil Azacont de Menezes e do Hospital do Prenda.
O documento acrescenta que, desde que Angola se tornou, em Agosto de 2024, o segundo país da África Subsaariana a realizar com sucesso uma cirurgia robótica, tem vindo a intensificar o investimento em tecnologias de ponta.