O Ministério da Saúde anunciou para o mês de Outubro o lançamento de uma campanha nacional de vacinação contra o cancro do colo do útero, uma iniciativa que visa imunizar meninas de 9 a 12 anos.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa à margem do workshop sobre a “Avaliação Intercalar do Programa de Imunização”.
Na ocasião, o governante informou que foram adquiridas 2,3 milhões de doses da vacina bivalente Cacolin 16-18. A vacina é destinada à prevenção dos principais vírus responsáveis pelo cancro do colo do útero.
A campanha, que será implementada em parceria com o Ministério da Educação, será incorporada à rotina de vacinação do país a partir de 2026. Durante o evento, foram discutidos os progressos e desafios do Programa Nacional de Imunização e o fortalecimento da cadeia de frio para novas vacinas e a vigilância epidemiológica na saúde infantil em Angola.
A directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, enfatizou a importância do apoio de parceiros internacionais, além da formação de profissionais e o uso de plataformas digitais para modernizar o sistema de saúde.
O evento contou com a participação de representantes da OMS, UNICEF, GAVI, Banco Mundial, PNUD e World Vision, entre outros parceiros técnicos e financeiros.