EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola avalia tecnologia hospitalar de ponta na China para modernizar sistema de saúde

Jornal OPaís por Jornal OPaís
22 de Janeiro, 2026
Em Sociedade

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, cumpriu, nesta Quinta-feira, o terceiro dia da missão oficial de trabalho na República Popular da China, com o objectivo de avaliar equipamentos médicos de alta tecnologia destinados ao Hospital Américo Boavida, actualmente em processo de reabilitação, ampliação e modernização.

Poderão também interessar-lhe...

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

A visita faz parte de uma agenda estratégica de uma semana que busca garantir que os novos equipamentos hospitalares correspondam aos mais elevados padrões internacionais de qualidade, durabilidade e desempenho, reforçando a capacidade diagnóstica e terapêutica do sistema nacional de saúde.

Durante a jornada, a ministra esteve acompanhada pela embaixadora de Angola na China, Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, e iniciou a agenda com uma visita técnica à WDM Medical Products, empresa referência no fornecimento de equipamentos hospitalares de última geração.

A delegação avaliou unidades digitais de mamografia, sistemas avançados de raios-X e equipamentos de angiografia integrados a laboratórios de eletrofisiologia, essenciais para a prestação de cuidados especializados em Angola.

A comitiva também visitou o Grupo ESHERO, especializado em material para laboratórios clínicos e o Primeiro Hospital da Universidade de Pequim – Campus de Daxing, onde conheceu plataformas de gestão clínica integrada, sistemas de informação hospitalar, inteligência artificial aplicada à saúde e modelos de hospitais inteligentes, com potencial de adaptação ao sistema de saúde angolano.

Na ocasião, a ministra destacou a importância de aliar modernização tecnológica à formação contínua dos profissionais de saúde, reforçando o compromisso do Governo em garantir atendimento eficiente e humanizado à população.

O Hospital Américo Boavida, uma unidade de referência nacional de nível III, será transformado num complexo moderno com edifícios funcionais que incluirão centro de formação permanente, alojamento para equipas médicas, blocos clínicos de cirurgia, medicina, imagiologia, cuidados intensivos, laboratórios, urgências e consultas externas.

Visita à Embaixada de Angola na China

No final do dia, a ministra visitou a Embaixada de Angola em Pequim, onde avaliou, juntamente com a embaixadora Dalva Ringote Allen, os avanços da missão e reforçou a cooperação bilateral entre Angola e a China nos domínios da saúde, formação médica, investigação e transferência tecnológica.

A missão oficial segue nesta sexta-feira, 23 de Janeiro, para Shenzhen, onde a delegação continuará a visitar instituições médicas, centros de investigação e fabricantes de equipamentos até o dia 27 de Janeiro.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

A expansão das brigadas móveis de registo civil e de emissão do Bilhete de Identidade (BI) junto das comunidades rurais...

Ler maisDetails

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por via do Gabinete de Gestão do Programa Espacial...

Ler maisDetails

Tribunais Superiores de Angola e Brasil reforçam diálogo para enfrentar novos desafios da Justiça

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O presidente do Tribunal Supremo, Norberto Sodré João, defendeu, nesta Segunda-feira, em Luanda, o aprofundamento da cooperação entre os sistemas...

Ler maisDetails

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

23 de Junho, 2026

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

23 de Junho, 2026

Tribunais Superiores de Angola e Brasil reforçam diálogo para enfrentar novos desafios da Justiça

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.