Cerca de 20 toneladas de bens diversos, de um lote de 75, foram entregues esta Terçafeira (27) às autoridades de Moçambique pelo Governo angolano, para mitigar os efeitos das enchentes neste país.
A doação, transportada por uma aeronave da Forca Aérea Nacional, IL 76, foi entregue pelo secretário de Estado da Saúde, Pinto de Sousa, ao secretário de Estado do Comércio de Moçambique, António Cristo.
Após a entrega do donativo, Pinto de Sousa disse à imprensa que este é o primeiro lote de um conjunto de três que chegarão à capital moçambicana nos próximos dias. “O Governo de Angola junta-se aos esforços das autoridades moçambicanas no sentido de mitigar e combater os efeitos causados pelas enchentes”, sublinhou, afirmando tratar-se de “uma manifestação de solidariedade e de apoio que certamente irá ajudar os necessitados”.
Disse que do lote fazem parte bens diversos, entre os quais medicamentos e material gastável, roupa, alimentos e tendas, e acrescentou que Angola está de mãos dadas com Moçambique e estará sempre pronta a ajudar.
De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) de Moçambique, cerca de 812 mil pessoas foram afectadas pela catástrofe natural. O director de Administração e Finanças do INGD, Messias Pascoal, reconheceu a importância da ajuda, que irá contribuir para minimizar os impactos das cheias que iniciaram há cerca de duas semanas.
Messias Pascoal afirmou que o Governo moçambicano está a lutar de todas as formas para mitigar as distintas situações, agradecendo o gesto de solidariedade das autoridades angolanas.









