A necessidade de reforçar o financiamento da educação pública, garantir segurança escolar e investir de forma estruturada no capital humano marcou a intervenção do presidente da Associação Nacional das Escolas Privadas (ANEP), António Pacavira, durante o fó- rum promovido pelo SINPROF sobre o “Financiamento da Educação Pública”
Na sua abordagem, António Pacavira começou por destacar a segurança escolar como um direito fundamental ainda negligenciado no sistema público de ensino. Segundo o responsável, muitas crianças matriculadas nas escolas públicas encontram- se desprotegidas em casos de acidentes escolares, como fracturas ou outras lesões, devido à inexis- tência de um seguro escolar obrigatório.
Para o presidente da ANEP, o Estado pode e deve negociar com seguradoras e corretoras a implementação de um seguro escolar nacional, defendendo que esta medida seja integrada no Orçamento Geral do Estado (OGE) como uma iniciativa inovadora e estruturante.
Ao abordar a qualidade do ensino, Pacavira sublinhou que esta não pode ser analisada de forma isolada, sem considerar as condições económicas, financeiras e estruturais das instituições.
Leia mais em









